VII Conferência Municipal de Saúde

Realizada a VII Conferência Municipal de Saúde de Caturama nesta sexta-feira 26/11/2021. Através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde foi possível realizarmos um momento importante de participação social em defesa do SUS.

A referida foi realizada na última sexta-feira,  26 de novembro, no auditório da Câmara Municipal a VII Conferência Municipal de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal com tema central: “O SUS que queremos: desafios de hoje perspectivas do amanhã”.

O evento contou com uma grande participação popular e lideranças locais com a presença e apoio do prefeito Paulo Mendonça e do vice Antonio Leão  e também de profissionais da rede municipal, além de lideranças comunitárias,  usuários do SUS e participação dos trabalhadores da saúde. Esteve presente o representante da Câmara de Vereadores  Nélio Araújo, de secretários municipais e de membros representantes das secretarias. Ouve uma grande participação da sociedade dando legitimidade ao processo democrático fundamental para a construção de políticas públicas sustentadas pela participação popular.

A conferência foi aberta pela Coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Mendonça, que elencou as conquistas e desafios do SUS e do município em meio à pandemia.

A Secretária de Saúde do Município Mary de Góes Cavalcante Brandão, elogiou com ênfase a administração pública no combate ao (COVID-19), ainda em tom de emoção elogiou todos os profissionais de saúde que estiveram presente na linha de frente no combate ao coronavírus.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde Rafael Marques apresentou o tema da conferência bem como os eixos definidos nas pré-conferências realizadas ao longo da semana.

Regina Heloísa Cruz Martins palestrou e mostrou toda estrutura do SUS, desde os seus benefícios aos seus percalços.

EIXO 1 — ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

EIXO 2 – ATENÇÃO ESPECIALIZADA