EXAMES DE MAMOGRAFIA EM CATURAMA

Pensado para ampliar o acesso das mulheres aos cuidados com a saúde, a Prefeitura Municipal de Caturama por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Clínica IRM, começou nesta segunda feira (14) de janeiro uma campanha com duração de 15 dias com exames de mamografia de forma gratuita para a população caturamense.

Ontem (14) foram atendidas a mulheres de Lagoa da Cruz e hoje (15) estão sendo atendidas mulheres que que fazem parte do programa de saúde da família do Distrito de Feira Nova, outras localidades também serão atendidas com agendamento prévio.

Para realizar os exames as mulheres devem procurar um Agente comunitário de Saúde ou Unidade de Saúde da Família, a partir de agendamento confirmado pela equipe de saúde. Para a interessada ser contemplada nesta campanha, deve ter de 50 a 69 anos de idade, residir em Caturama (sede ou zona rural) e Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento de rastreamento a cada dois anos.

Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Atenção Básica do Município de Caturama.

Confira as Datas:

14/02 Lagoa da Cruz