Mais uma etapa do Programa de Próteses Dentárias foi realizada na Sede

Na quinta-feira, dia 19 de setembro, às 8:00 da manhã fez-se presente na UBS da Sede do Municipio uma equipe do Laboratorio Venâncio e também estiveram presentes a coordenadora de saúde bucal Dra. Alba Valéria Silva Vieira e a dentista Dra. Iolete Magalhães, juntamente com a ACD Elenice Conceição. O trabalho feito pela equipe resultou, neste dia, num total de 85 pessoas atendidas que receberam novas próteses.

Nesta fase do projeto, foram tirado dos comtemplados as medidas para definirem o tamanho ideal para as suas próteses. A entrega está prevista para o próximo dia 5 de novembro.

Com o lema “Todo cidadão tem direito de um sorriso” a equipe de odontologia do município segue firme para levar ótimos procedimentos odontólogicos a todos os munícipes.

Confira as imagens:

Projeto leva mais saúde bucal para escolas do Município

Nesta úlltima quarta-feira, dia 04 de setembro de 2019, foi um dia de muita alegria e produtividade, pois foi realizado mais uma etapa do PSE (Programa Saúde Escolar) na cidade.

Através da coordenadora de saúde bucal Dra. Alba Valéria Silva Vieira e da ACD Elenice Conceição Oliveira foram presenteados, de manhã, os alunos da Creche Municipal Nossa Senhora Aparecida e, a tarde, os alunos da Escola Professor Joaquim Augusto Mendonça com a exibição de vídeo educativo sobre escovação e cárie e novas escovas. Elas também deram uma palestra educativa com o uso do brinquedo “bocão” sobre a importância de se cuidar dos dentes e fizeram levantamento epidemiológico de necessidade bucal em cada aluno. Além disso, os alunos escovarão seus dentes, todos supervisionados pela dentista, com ATF (Aplicação Tópica Flúor).

Novos sorrisos: novas próteses dentárias são entregues a população

No dia 22 de Agosto de 2019, houve na Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede de Caturama mais uma etapa do Programa Prótese Dentária. As dentistas Alba Valéria, que coordena o movimento, e Iolete Magalhães juntamente com a auxiliar Elenice Oliveira trabalharam para contemplar 85 sorrisos de munícipes com novas próteses. O projeto é realizado pela Prefeitura do Município em parceria do laboratório “Venâncio”.

Além do mais, somente neste ano 328 pessoas foram atendidas pelo projeto e mais uma outra etapa está prevista para ocorrer no dia 19 de setembro, deste ano.

Aconteceu a vacinação antirrábica na sede de Caturama

No dia 13 de agosto aconteceu a vacinação antirrábica em Caturama organizada pela coordenadora da Vigilância epidemiológica, Mayra Brandão, agentes de endemias e representante da Base Regional de Saúde de Boquira. A vacinação ocorreu na Praça do Mercado de 8h as 17h. Foi obtido um ótimo resultado pois foram vacinados muitos cães e gatos da Sede. Em breve será realizada a vacinação nas áreas de risco da zona rural. Vacinar é proteger!

Confira as ações feitas pela Secretaria de Saúde em prol da população caturamense

Desde quando a nova gestão entrou para trabalhar, atividades de prevenção e tratamento na área da saúde do município tem sido o foco principal da Secretaria de Saude! Esta que em parceria com a Secretaria de Educação de CATURAMA, no último mês de abril de 2019, realizou uma mobilização para conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Foi realizada uma caminhada pelas ruas da cidade com a participação dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, diretores, professores, alunos, coordenadora da Vigilância epidemiológica e coordenadora da atenção básica. A cidade está com muitos casos de dengue e precisamos unir forças para não deixar o mosquito que mata, nascer!


A Semana de Mobilização Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti reuniu um mutirão realizado pelos agentes de endemias no município de CATURAMA. A ação aconteceu em diversas áreas da cidade como nas escolas, hospital, UBS, prefeitura, terrenos baldios, oficinas, Rio e em algumas residências. Foram entregues folders (panfletos) informativos sobre as doenças que o mosquito pode causar e sobre ações preventivas.
A responsabilidade é de todos! O mosquito que mata não pode nascer! Todos nós devemos fazer a nossa parte!


Em maio desse ano, os agentes de endemias receberam o tão esperado kit contendo todos os materiais apropriados para exercerem seus trabalhos de maneira eficiente. Os representantes da Vigilância epidemiológica da Base Regional de Boquira abordaram sobre a norma técnica da Funasa e sobre a rotina no trabalho de campo. O objetivo é intensificar as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti.


Além disso, representantes da Vigilância Epidemiológica da Base Regional de Saúde de Boquira, Zulmira e João, realizaram o treinamento de análise de larvas e de barbeiro para os agentes de endemias Hemilson Martins e Sergio Ribeiro.

As análises que antes eram feitas em Boquira, agora serão realizadas no município de Caturama.


Ainda em maio, a coordenadora da Vigilância epidemiológica, Mayra Brandão realizou visita nas escolas para falar sobre os casos de dengue que vem aumentando e conscientizar os alunos sobre a importância de realizar os cuidados de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Em parceria com os professores do Colégio São Sebastião e da Escola Maria Avelina Oliveira Sousa foi realizada atividades sobre a dengue. Quanto mais a população estiver bem informada menos casos da doença aparecerão.





Maio também foi o mês do Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza no UBS Sede de CATURAMA. Que mobilizou enfeirmeiros, técnicos de infermagem e agentes para trazer a população a Unidade Básica de Saúde para se imunizarem. E, por fim, foi um sucesso!


Em julho do ano passado, houve campanha para a vacinação Antirrábica Animal em CATURAMA, promovida pela Secretaria de Saúde para atender os animais domésticos dos cidadãos caturamenses.


Novas Creche e UBS em Feira Nova são inauguradas

A Prefeitura de Caturama, de uma só vez, realizou a inauguração de duas importantes aquisições para a Comunidade de Feira Nova: Uma Creche e Uma Unidade Básica de Saúde – UBS.

A Creche conta com um espaço totalmente voltado para o conforto e segurança das crianças, além de dispor de ambientes temáticos e de estímulo à aprendizagem.

Por sua vez, a UBS, que tem como objetivo principal facilitar o acesso dos moradores daquela comunidade à saúde, comporta estrutura que proporcionará mais agilidade e efetividade nos procedimentos médicos.
E não para por aí, muito em breve, a Comunidade de Feira Nova ainda ganhará a pavimentação em paralelepípedos em diversas ruas.
O TRABALHO NÃO PARA!

Novos equipamentos para a Saúde municipal

Desta vez, a Prefeitura fez mais uma outra aquisição de muuuitos novos aparelhos destinados a saúde, como ar-condicionados, estetoscópios, televisores SmarTVs LED, raio-x odontólogico, cadeiras de espera e armários. Tudo isso, para melhorar ainda mais os atendimentos médico e odontólogico prestados em todas as UBS do município!

Contato