Distrito de Feira Nova está sendo pavimentado

A Prefeitura Municipal de Caturama está pavimentando diversas ruas no distrito de Feira Nova. As ruas, que eram de terra, agora estão recebendo calçamento completo, para beneficiar moradores e visitantes do distrito! É mais um grande avanço da Prefeitura, que visa atender todos os habitantes de nossa cidade!
E o avanço não para: em breve será a vez da comunidade de Lagoa da Cruz a receber calçamento!

Prefeitura de Caturama, um novo tempo!

Nova e moderna escola está em fase final de construção

O moderno prédio da Escola Municipal Joaquim Augusto Mendonça está em fase final de construção. A Escola deve contar com uma enorme quadra poliesportiva, estacionamento, parque (pátio), 12 grandes salas, refeitorio, cantina e muito mais.

É a Prefeitura de Caturama investindo sempre no futuro da nossa população!

Novos sorrisos: novas próteses dentárias são entregues a população

No dia 22 de Agosto de 2019, houve na Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede de Caturama mais uma etapa do Programa Prótese Dentária. As dentistas Alba Valéria, que coordena o movimento, e Iolete Magalhães juntamente com a auxiliar Elenice Oliveira trabalharam para contemplar 85 sorrisos de munícipes com novas próteses. O projeto é realizado pela Prefeitura do Município em parceria do laboratório “Venâncio”.

Além do mais, somente neste ano 328 pessoas foram atendidas pelo projeto e mais uma outra etapa está prevista para ocorrer no dia 19 de setembro, deste ano.

Onze mil metros de canos levarão água para Curralinho e Lagoa de Fora

11.000 (onze mil) metros de tubulações subterrâneas levaram água, própria ao consumo, para os moradores das comunidades de Curralinho e Lagoa de Fora. Com isso, cerca de 150 famílias serão beneficiadas pelo projeto que está sendo iniciado. Além disso, é água boa que chega para criação, para consumo próprio e para higiene. A partir de logo, por exemplo, será água direto da torneira de casa.

É mais um avanço enorme da Prefeitura do Município com parceria da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA).

Mapa do novo projeto.

Nova Praça e Quadra da Caeira é inaugurada

Neste sábado (10), ocorreu na comunidade da Caeira, em Caturama, a inauguração de mais uma Praça, e uma quadra de esportes! Na festividade, estiveram presentes o Prefeito Paulo Mendonça, o Vice-Prefeito Nailson Ramos, vereadores e secretários.

Durante o evento, teve a apresentação de alguns artistas, como Liano Silva e Banda Superação do Forró. Eles cantaram em um palco colocado próximo a quadra desportiva, onde os foliões aproveitaram, dançarem e curtiram muito forró. Por exemplo, abaixo está um vídeo mostrando um pouco da festividade:

Mais uma obra que a Prefeitura do Município faz em benefício de todos!

Confira as ações feitas pela Secretaria de Saúde em prol da população caturamense

Desde quando a nova gestão entrou para trabalhar, atividades de prevenção e tratamento na área da saúde do município tem sido o foco principal da Secretaria de Saude! Esta que em parceria com a Secretaria de Educação de CATURAMA, no último mês de abril de 2019, realizou uma mobilização para conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Foi realizada uma caminhada pelas ruas da cidade com a participação dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, diretores, professores, alunos, coordenadora da Vigilância epidemiológica e coordenadora da atenção básica. A cidade está com muitos casos de dengue e precisamos unir forças para não deixar o mosquito que mata, nascer!


A Semana de Mobilização Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti reuniu um mutirão realizado pelos agentes de endemias no município de CATURAMA. A ação aconteceu em diversas áreas da cidade como nas escolas, hospital, UBS, prefeitura, terrenos baldios, oficinas, Rio e em algumas residências. Foram entregues folders (panfletos) informativos sobre as doenças que o mosquito pode causar e sobre ações preventivas.
A responsabilidade é de todos! O mosquito que mata não pode nascer! Todos nós devemos fazer a nossa parte!


Em maio desse ano, os agentes de endemias receberam o tão esperado kit contendo todos os materiais apropriados para exercerem seus trabalhos de maneira eficiente. Os representantes da Vigilância epidemiológica da Base Regional de Boquira abordaram sobre a norma técnica da Funasa e sobre a rotina no trabalho de campo. O objetivo é intensificar as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti.


Além disso, representantes da Vigilância Epidemiológica da Base Regional de Saúde de Boquira, Zulmira e João, realizaram o treinamento de análise de larvas e de barbeiro para os agentes de endemias Hemilson Martins e Sergio Ribeiro.

As análises que antes eram feitas em Boquira, agora serão realizadas no município de Caturama.


Ainda em maio, a coordenadora da Vigilância epidemiológica, Mayra Brandão realizou visita nas escolas para falar sobre os casos de dengue que vem aumentando e conscientizar os alunos sobre a importância de realizar os cuidados de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Em parceria com os professores do Colégio São Sebastião e da Escola Maria Avelina Oliveira Sousa foi realizada atividades sobre a dengue. Quanto mais a população estiver bem informada menos casos da doença aparecerão.





Maio também foi o mês do Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza no UBS Sede de CATURAMA. Que mobilizou enfeirmeiros, técnicos de infermagem e agentes para trazer a população a Unidade Básica de Saúde para se imunizarem. E, por fim, foi um sucesso!


Em julho do ano passado, houve campanha para a vacinação Antirrábica Animal em CATURAMA, promovida pela Secretaria de Saúde para atender os animais domésticos dos cidadãos caturamenses.


Novas Creche e UBS em Feira Nova são inauguradas

A Prefeitura de Caturama, de uma só vez, realizou a inauguração de duas importantes aquisições para a Comunidade de Feira Nova: Uma Creche e Uma Unidade Básica de Saúde – UBS.

A Creche conta com um espaço totalmente voltado para o conforto e segurança das crianças, além de dispor de ambientes temáticos e de estímulo à aprendizagem.

Por sua vez, a UBS, que tem como objetivo principal facilitar o acesso dos moradores daquela comunidade à saúde, comporta estrutura que proporcionará mais agilidade e efetividade nos procedimentos médicos.
E não para por aí, muito em breve, a Comunidade de Feira Nova ainda ganhará a pavimentação em paralelepípedos em diversas ruas.
O TRABALHO NÃO PARA!

Contato