Triagem, avaliação oftalmológica e realização de campo visual em Caturama.

O município de Caturama recebeu hoje dia: 07/06/2022 Profissionais do Instituto da Visão da cidade de Brumado onde realizaram a triagem, avaliação oftalmológica e realização de campo visual para a entrega dos colírios a todos os pacientes cadastrados no Programa Glaucoma.

Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Caturama.

INAUGURAÇÃO DA SALA DE RAIO-X E NOVA AMBULÂNCIA

O empenho do prefeito Dr. Paulo Mendonça e sua equipe para oferecer mais conforto e qualidade nos atendimentos aos pacientes não param. Nesta segunda-feira (21), a Prefeitura Municipal de Caturama inaugura a tão sonhada sala de Raio-X, uma sala completa com equipamentos digitais de última geração, a sala será em anexo ao Hospital São Sebastião. Ainda na solenidade foi entregue uma ambulância de modelo Van totalmente equipada que veio por meio de emenda da Deputada Estadual Ivana Bastos.

Durante a entrega o prefeito Dr. Paulo Mendonça destacou a importância desta conquista. “Era uma promessa de campanha! Sabemos das dificuldades que a falta do Raio-X causa ao município. Agora nenhum filho de Caturama precisará ir em outra cidade para fazer Raio-X”, diz Paulo Mendonça.

EXAMES DE MAMOGRAFIA EM CATURAMA

Pensado para ampliar o acesso das mulheres aos cuidados com a saúde, a Prefeitura Municipal de Caturama por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Clínica IRM, começou nesta segunda feira (14) de janeiro uma campanha com duração de 15 dias com exames de mamografia de forma gratuita para a população caturamense.

Ontem (14) foram atendidas a mulheres de Lagoa da Cruz e hoje (15) estão sendo atendidas mulheres que que fazem parte do programa de saúde da família do Distrito de Feira Nova, outras localidades também serão atendidas com agendamento prévio.

Para realizar os exames as mulheres devem procurar um Agente comunitário de Saúde ou Unidade de Saúde da Família, a partir de agendamento confirmado pela equipe de saúde. Para a interessada ser contemplada nesta campanha, deve ter de 50 a 69 anos de idade, residir em Caturama (sede ou zona rural) e Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento de rastreamento a cada dois anos.

Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Atenção Básica do Município de Caturama.

Confira as Datas:

14/02 Lagoa da Cruz

15/02 Distrito de Feira Nova

16/02 Malhadinha

17/02 Sede

18/02 Sede

21/02 Sede

22/02 Sede

NOVA AMBULÂNCIA PARA CATURAMA

O Prefeito, Paulo Mendonça, esteve na Capital Salvador, hoje (14/02), e recebeu uma nova ambulância, que vem totalmente equipada para atender às necessidades médicas e será utilizada pelo setor de remoções em casos de urgência e emergência de pacientes que necessitam de atendimento hospitalar dentro e fora da cidade.

A ambulância foi adquirida de uma emenda impositiva da parlamentar Deputada Estadual Ivana Bastos, na ocasião também esteve presente o amigo Deputado Diego Coronel.

A ambulância já veio equipada com maca, equipamentos de oxigenação, prancha de imobilização, suporte para soro e sangue. É mais uma aquisição de veículo para atender o município através da Secretaria Municipal de Saúde de Caturama.

VII Conferência Municipal de Saúde

Realizada a VII Conferência Municipal de Saúde de Caturama nesta sexta-feira 26/11/2021. Através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde foi possível realizarmos um momento importante de participação social em defesa do SUS.

A referida foi realizada na última sexta-feira,  26 de novembro, no auditório da Câmara Municipal a VII Conferência Municipal de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal com tema central: “O SUS que queremos: desafios de hoje perspectivas do amanhã”.

O evento contou com uma grande participação popular e lideranças locais com a presença e apoio do prefeito Paulo Mendonça e do vice Antonio Leão  e também de profissionais da rede municipal, além de lideranças comunitárias,  usuários do SUS e participação dos trabalhadores da saúde. Esteve presente o representante da Câmara de Vereadores  Nélio Araújo, de secretários municipais e de membros representantes das secretarias. Ouve uma grande participação da sociedade dando legitimidade ao processo democrático fundamental para a construção de políticas públicas sustentadas pela participação popular.

A conferência foi aberta pela Coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Mendonça, que elencou as conquistas e desafios do SUS e do município em meio à pandemia. 

A Secretária de Saúde do Município Mary de Góes Cavalcante Brandão, elogiou com ênfase a administração pública no combate ao (COVID-19), ainda em tom de emoção elogiou todos os profissionais de saúde que estiveram presente na linha de frente no combate ao coronavírus.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde Rafael Marques apresentou o tema da conferência bem como os eixos definidos nas pré-conferências realizadas ao longo da semana.

Regina Heloísa Cruz Martins palestrou e mostrou toda estrutura do SUS, desde os seus benefícios aos seus percalços.

EIXO 1 — ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

EIXO 2 – ATENÇÃO ESPECIALIZADA

EIXO 3 — VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EIXO 4 — IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NAS REDES DE ATENÇÃO;

ATUALIDADE E PERSPECTIVAS FUTURAS

EIXO 5 — CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR

EIXO 6 — GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE

Outubro Rosa em Caturama

No mês de outubro foi realizado nas Unidades de Saúde da Família do nosso município, um encontro para a Conscientização sobre o Câncer de Mama. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 2 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano. O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte entre as mulheres no Brasil. O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum e a mais difícil de ser diagnosticada.
Então mulheres, cada vez mais vamos nos cuidar!

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.

Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco da mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.

Evidências científicas sobre a relação entre alimentos, nutrição, atividade física e prevenção de câncer podem ser consultadas no documento Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma perspectiva global – um resumo do terceiro relatório de especialistas com uma perspectiva brasileira. As áreas de alimentação e atividade física.

Referência

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Dieta, nutrição, atividade física e câncer: uma perspectiva global: um resumo do terceiro relatório de especialistas com uma perspectiva brasileira. Rio de Janeiro: INCA, 2020.

1ª Pedalada pela Saúde

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Caturama estará promovendo a 1ª pedalada pela saúde. É claro que você não vai ficar de fora dessa, então venha fazer logo a sua inscrição e garantir a sua participação.
As inscrições serão feitas na Secretaria de Educação e na Secretaria de Assistência Social, até o dia 15 de outubro.
Mais informações com Sandra e Flavia.

Treinamento teórico e prático para os Agentes de Endemias do município.

Nos dias 27 de setembro a 01 de outubro os técnicos de Vigilância Epidemiológica das Bases Regionais de Saúde de Boquira e Brumado, juntamente com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Caturama, promoveram um Treinamento teórico e prático para os Agentes de Endemias do município. O treinamento teve como objetivo realizar levantamento e monitoramento das ações de bloqueio com a UBV costal dos casos de arboviroses (Dengue, Zika e Chicungunha) .

Saúde Bucal em Caturama

A Secretaria de Saúde, através da equipe bucal do Município de Caturama, recebeu nessa manhã de sexta-feira dia 03 de setembro, nos PSF sede com atendimento com o pessoal da comunidade Malhadinha e no PSF Lagoa da cruz, o responsável do laboratório Venâncio Lenivaldo( protético) do programa laboratório regional de prótese dentária, (LRPD) do Brasil Sorridente também fez presente a coordenadora de Saúde Bucal Dra Alba Valéria(cirurgiã- dentista) e a enfermeira Leidiane. pois, foi realizado a entrega de 42 próteses dentária.

Caturama, a frente da missão de entregar sorrisos, auto estima, saúde bucal de qualidade e proporcionando alegria para a pessoas.



Contato