INAUGURAÇÃO DA SALA DE RAIO-X E NOVA AMBULÂNCIA

O empenho do prefeito Dr. Paulo Mendonça e sua equipe para oferecer mais conforto e qualidade nos atendimentos aos pacientes não param. Nesta segunda-feira (21), a Prefeitura Municipal de Caturama inaugura a tão sonhada sala de Raio-X, uma sala completa com equipamentos digitais de última geração, a sala será em anexo ao Hospital São Sebastião. Ainda na solenidade foi entregue uma ambulância de modelo Van totalmente equipada que veio por meio de emenda da Deputada Estadual Ivana Bastos.

Durante a entrega o prefeito Dr. Paulo Mendonça destacou a importância desta conquista. “Era uma promessa de campanha! Sabemos das dificuldades que a falta do Raio-X causa ao município. Agora nenhum filho de Caturama precisará ir em outra cidade para fazer Raio-X”, diz Paulo Mendonça.

EXAMES DE MAMOGRAFIA EM CATURAMA

Pensado para ampliar o acesso das mulheres aos cuidados com a saúde, a Prefeitura Municipal de Caturama por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Clínica IRM, começou nesta segunda feira (14) de janeiro uma campanha com duração de 15 dias com exames de mamografia de forma gratuita para a população caturamense.

Ontem (14) foram atendidas a mulheres de Lagoa da Cruz e hoje (15) estão sendo atendidas mulheres que que fazem parte do programa de saúde da família do Distrito de Feira Nova, outras localidades também serão atendidas com agendamento prévio.

Para realizar os exames as mulheres devem procurar um Agente comunitário de Saúde ou Unidade de Saúde da Família, a partir de agendamento confirmado pela equipe de saúde. Para a interessada ser contemplada nesta campanha, deve ter de 50 a 69 anos de idade, residir em Caturama (sede ou zona rural) e Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento de rastreamento a cada dois anos.

Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Atenção Básica do Município de Caturama.

Confira as Datas:

14/02 Lagoa da Cruz

15/02 Distrito de Feira Nova

16/02 Malhadinha

17/02 Sede

18/02 Sede

21/02 Sede

22/02 Sede

NOVA AMBULÂNCIA PARA CATURAMA

O Prefeito, Paulo Mendonça, esteve na Capital Salvador, hoje (14/02), e recebeu uma nova ambulância, que vem totalmente equipada para atender às necessidades médicas e será utilizada pelo setor de remoções em casos de urgência e emergência de pacientes que necessitam de atendimento hospitalar dentro e fora da cidade.

A ambulância foi adquirida de uma emenda impositiva da parlamentar Deputada Estadual Ivana Bastos, na ocasião também esteve presente o amigo Deputado Diego Coronel.

A ambulância já veio equipada com maca, equipamentos de oxigenação, prancha de imobilização, suporte para soro e sangue. É mais uma aquisição de veículo para atender o município através da Secretaria Municipal de Saúde de Caturama.

Pavimentação em Caturama

A Prefeitura de Caturama vem realizando obras em diversos bairros do município.

Esse pacote de obras faz parte de uma grande ação da Prefeitura de que desde janeiro vem trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

É o caso das ruas Maria do Carmo, Francisco José dos Santos e Onorinda, no Bairro Alto do Cruzeiro que estão sendo pavimentadas.

Ainda nessa linha de trabalho concluímos a travessa Etelvino Cardoso de Oliveira que liga a rodoviária a BA 152.

A ação vem ao encontro do anseio da comunidade e representa o comprometimento da Administração Pública em levar melhorias aos bairros do Município.

Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) estará disponível a partir de 20 de agosto

A partir do dia 20 de agosto deste ano estará disponível, via internet, a “Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e)”. Para aderi-la procure, depois da mencionada data, o Setor Municipal de Tributos (end.: Sede da Prefeitura – Rua José Ribeiro Lula, S/N, Centro) portando:

  • cópia do contrato social, estatuto ou documento equivalente da empresa;
  • cartão (comprovante) CNPJ;
  • cópia da cédula de identidade (RG) com CPF do empresário ou procuração específica quando representado:
  • Livro de Registro de Notas Fiscais de Serviços Prestados e Livro de Ocorrências:
  • Talonários (talões) Fiscais ainda não utilizados.

No primeiro momento, a adesão será facultativa. Porém, a partir do dia 20 de março de 2022 ela será obrigatória.

Empresário, faça a sua adesão a NFS-e! É mais praticidade no seu dia a dia.

Com base no Decreto 048/2021. Segue decreto:

Clique para ver o decreto

Saúde Bucal em Caturama

A secretaria de saúde, através da equipe de saúde Bucal do município de Caturama, recebeu na manhã de quarta feira dia 04 de agosto de 2021, no psf da lagoa da Cruz, os responsáveis do laboratório Venâncio Dra Fabiula Olino e Lenivaldo ( protético) do programa laboratório regional de prótese dentária (LRPD) do Brasil Sorridente, juntamente com a presença do dentista Dr. Isac Mendonça. Pois, foi confeccionado a primeira etapa da realização da prótese total (PT), moldando 20 peças.

Saúde Bucal em Caturama

A secretaria de saúde, através da equipe de Saúde Bucal do município de Caturama, recebeu nessa manhã de quarta feira dia 28 de julho de 2021, no psf da sede, os responsáveis do (laboratório Venâncio) Dra Fabiula Olino ( dentista) e Lenivaldo ( protético) do programa laboratório regional de prótese dentária (LRPD) do Brasil Sorridente, juntamente com a presença da coordenadora saúde bucal Dra Alba Valéria. Pois, foi confeccionado a primeira etapa da realização da prótese total (PT), moldando ( 40 peças ).

O Município de Caturama a favor de novos sorrisos e uma saúde bucal de qualidade para todos.

Saúde Bucal no município de Caturama.

A secretaria de saúde, através da Equipe de Saúde Bucal do município de Caturama recebeu nessa  manhã de sexta feira, dia 23 de julho de 2021,  no PSF da sede, os responsáveis do laboratório (Labor ARS) Sr. Francisco ( Protético) e Dra Larissa do programa laboratório regional de prótese( LRP) do Brasil Sorridente, juntamente com a presença da coordenadora saúde bucal Dra. Alba Valéria. Foi executada a primeira etapa da realização da prótese dentária (PPR), moldando (20 peças).

Sorriso e uma Saúde bucal de qualidade pra todos.



Contato