Imagem 1: página do e-Sic aberta.
  1. Primeiramente, acesse a página do e-Sic municipal clicando aqui.

2. Assim como mostrado na imagem 1, com a página do e-Sic aberta, preencha nos campos em branco o que é pedido, como Seu nome (completo), e-mail (endereço eletrônico, exemplo: joao@caturama.ba.gov.br), CPF (somente os números).

3. Depois de colocado Seu nome, e-mail e CPF, certifique-se de que estão corretos.

Imagem 2. Escolher orgão público para comunicar-se.

4. Você continuará no e-Sic para, mais a baixo, selecionar mais algumas opções. Como demostrado na Imagem 2, selecione com que entidade/orgão municipal deseja falar. Clicando no campo branco relacionado ao título “Comunicar-se com (obrigatório)” selecione o orgão público (a exemplo: Finanças).

Imagem 3. Selecionar o assunto a tratar com o orgão público anteriormente escolhido.

5. Assim como na Imagem 3, selecione o assunto a tratar com o orgão/entidade que você escolheu anteriormente, (a exemplo: Documentos), no campo branco de título “Seu assunto (obrigatório)”.

Imagem 4. Escrever o pedido.

5. Após o passo anterior, como na Imagem 4, a baixo do título de “pedido“, você deve escrever o que deseja obter (a exemplo: pedido de meu contra-cheque ou, inclusive, pedido do edital de licitação).

Imagem 5. Descrever a sua solicitação.

6. De acordo a Imagem 5, já no último campo branco que aparece, descreva seu pedido para ser facilmente compreendido (a exemplo: pedido do edital da licitação pública para compra de alimentos orgânicos para uso escolar, do mês de janeiro deste ano).

Imagem 6. Clicar no botão.

7. Por último, assim como mostra a Imagem 6, basta clicar no botão “Enviar” e a Prefeitura receberá a sua solicitação e tudo o que você preencheu fica sob sigilo da equipe compente a resolver o seu pedido e nada será divulgado externamente.

A Prefeitura tem até no máximo 20 dias para retornar o seu pedido, e por lei, mais 10 dias prorrogáveis desde que lhe comunicado.