Confira as ações feitas pela Secretaria de Saúde em prol da população caturamense

Desde quando a nova gestão entrou para trabalhar, atividades de prevenção e tratamento na área da saúde do município tem sido o foco principal da Secretaria de Saude! Esta que em parceria com a Secretaria de Educação de CATURAMA, no último mês de abril de 2019, realizou uma mobilização para conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Foi realizada uma caminhada pelas ruas da cidade com a participação dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, diretores, professores, alunos, coordenadora da Vigilância epidemiológica e coordenadora da atenção básica. A cidade está com muitos casos de dengue e precisamos unir forças para não deixar o mosquito que mata, nascer!

A Semana de Mobilização Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti reuniu um mutirão realizado pelos agentes de endemias no município de CATURAMA. A ação aconteceu em diversas áreas da cidade como nas escolas, hospital, UBS, prefeitura, terrenos baldios, oficinas, Rio e em algumas residências. Foram entregues folders (panfletos) informativos sobre as doenças que o mosquito pode causar e sobre ações preventivas.
A responsabilidade é de todos! O mosquito que mata não pode nascer! Todos nós devemos fazer a nossa parte!

Em maio desse ano, os agentes de endemias receberam o tão esperado kit contendo todos os materiais apropriados para exercerem seus trabalhos de maneira eficiente. Os representantes da Vigilância epidemiológica da Base Regional de Boquira abordaram sobre a norma técnica da Funasa e sobre a rotina no trabalho de campo. O objetivo é intensificar as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Além disso, representantes da Vigilância Epidemiológica da Base Regional de Saúde de Boquira, Zulmira e João, realizaram o treinamento de análise de larvas e de barbeiro para os agentes de endemias Hemilson Martins e Sergio Ribeiro.

As análises que antes eram feitas em Boquira, agora serão realizadas no município de Caturama.

Ainda em maio, a coordenadora da Vigilância epidemiológica, Mayra Brandão realizou visita nas escolas para falar sobre os casos de dengue que vem aumentando e conscientizar os alunos sobre a importância de realizar os cuidados de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Em parceria com os professores do Colégio São Sebastião e da Escola Maria Avelina Oliveira Sousa foi realizada atividades sobre a dengue. Quanto mais a população estiver bem informada menos casos da doença aparecerão.

Maio também foi o mês do Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza no UBS Sede de CATURAMA. Que mobilizou enfeirmeiros, técnicos de infermagem e agentes para trazer a população a Unidade Básica de Saúde para se imunizarem. E, por fim, foi um sucesso!

Em julho do ano passado, houve campanha para a vacinação Antirrábica Animal em CATURAMA, promovida pela Secretaria de Saúde para atender os animais domésticos dos cidadãos caturamenses.